Antes que o avião decole…

Antes que o avião decole eu preciso contar sobre essa conversa que tive um dia antes de ir embora. Preciso contar sobre um amigo que veio em casa nessa tarde meio nublada, pra me dizer pra eu ir embora mesmo. Porque, segundo ele, se a gente fica num mesmo lugar por muito tempo, não existe mudança e nem evolução. Me pediu com os olhos cheios de lágrimas para eu não chorar, porque nunca é triste ir em busca dos nossos sonhos.

20150222_182214

Antes que o avião decole eu devo confessar que ir embora não é mais fácil que ficar. Que eu sei sobre a dor dos que me amam e que viverão com a minha ausência, ainda que também nem eu consiga mensurar a dor que transborda do meu peito antes de partir.

Antes que o avião decole preciso admitir que não fiz tudo certo. Fui reticente em muitos aspectos e que deixei de lado coisas que não deveria. Mas isso não significa que essas coisas tenham perdido a importância ou que não tenham valor. Ainda que eu pense que sempre caberá mais momentos para chopps, conversas e acertos, esses desencontros sempre farão de mim um pouco triste.

IMG_4845

Antes que o avião decole quero compartilhar minha surpresa em descobrir que sou tão importante na vida de algumas pessoas. E quero agradecer por cada “amuleto” que me deram, seja uma carranca, almofada, fotos, Kombi em miniatura ou pulseira cigana. Todos terão um lugar especial na minha nova casa.

Antes que o avião decole quero reiterar que embora tenha gostado muito dos presentes, nada me servirá melhor como amuleto do que todos os abraços que recebi, todo o carinho nas palavras, o amor que vi transbordar dos olhos de alguns e a energia e desejo de sucesso dos que estiveram comigo nas ultimas semanas.

Antes que o avião decole quero dizer que sentirei saudade de todo esse ano sabático em que me dei o luxo de não fazer nada e, ao mesmo tempo, fazer  tudo. Dormir, viajar, beber, correr, assistir filmes, dançar, não dormir, nadar, cozinhar, em resumo: viver.

IMG_34742

Antes que o avião decole devo compartilhar que descobri que minha vontade de viver é maior do que qualquer dor que viver possa me causar. São tempos difíceis para os sonhadores e a gente segue pagando o preço (nem tão) firme e (nem tão) forte. Mas segue. Afinal, viver é melhor que sonhar.

Antes que o avião decole quero agradecer a quem acreditou cegamente nos meus planos, naqueles que me apoiaram, que me ajudaram incondicionalmente de algum modo e que sempre me incentivaram a continuar, quando eu tive dúvidas de seguir em frente. Serei eternamente grata.

Antes que o avião decole quero esclarecer (e ter como uma nota mental) de que embora seja um novo ciclo que se inicia na minha vida, nem tudo o que fica se encerra. Tudo muda e nada muda. Que eu não me esqueça de que sempre terei um lugar pra voltar e esse lugar não é necessariamente físico…

25

Antes que o avião decole quero gritar pro mundo inteiro, escrever nas nuvens e anunciar aos quatro ventos o quanto eu amo meus amigos e a tamanha sorte em tê-los em minha vida. Vocês são pessoas maravilhosas e fazem minha vida muito mais bonita, interessante e especial. Amo vocês. Muito mesmo. E espero que minha partida seja mais como uma inspiração de coragem de seguir em busca do que se sonha, do que um motivo de tristeza.

IMG_9782

Antes que o avião decole eu quero falar sobre como essa conversa com meu amigo me fez perceber o quanto eu sempre cuidei dos meus. Meus amigos. Minha família. Meus amores. Sempre com muito cuidado, sempre com muito sentimento, sempre junto. Sempre por perto. O que me faz pensar que ir embora é necessário, uma vez que ter um tempo pra si mesmo é essencial. E que chegou a hora de eu aprender a cuidar de mim, exclusivamente.

Antes que o avião decole, eu entendi que houve tempo de dar colo e pela primeira vez em muito tempo, agora sei que é tempo de decolar.

   “Sou viajante do deserto que, no regresso, diz: viajei apenas para procurar minhas próprias pegadas. Sim, eu sou aquele que viaja apenas para se cobrir de saudades. Eis o deserto, e nele me sonho. Eis o oásis e nele não sei viver” – Mia Couto.

Sem título

Deixe um comentário

