As implicações de estar apaixonado

Semana passada postei um texto novo aqui no blog e tive um retorno muito curioso sobre o assunto. Várias pessoas me procuraram e me contaram como aquele texto se encaixava perfeitamente na vida delas e como elas estavam tão fodidas quanto eu naquele momento. Foi um engraçado gesto de solidariedade, eu diria. Algumas inclusive no auge do desespero romântico me pediram conselhos de como agir nessa situação. E embora eu quisesse mesmo ter as respostas para todas as perguntas que me fizeram, meus queridos, sinto em lhes dizer que estamos juntos nessa. E mera humana que sou, também busco respostas. A diferença é que minhas perguntas são outras.

Depois de todos os relatos apaixonados que ouvi nesses dias, a primeira pergunta que me fiz foi: O que implica estar apaixonado? E na tentativa de esclarecer essa questão com uma visão mais abrangente, repliquei essa pergunta para algumas pessoas. E foi por causa das respostas que me deram que decidi escrever sobre o assunto. A resposta mais recorrente que recebi foi “Implica em CORRER ATRÁS das COISAS que se quer. Se você realmente QUER ESSA PESSOA, corre atrás que UMA HORA ACONTECE”.

1011902_521418751246551_433978546_n

Confesso que às vezes, eu tenho essa sensação estranha de que as pessoas não pensam no que estão prestes à dizer, só reproduzem coisas que já foram ditas por outras pessoas que também estavam reproduzindo algo que ouviram da boca de alguém que não sabia o que dizer então falou qualquer coisa só pra participar da conversa. Já dizia o narrador do filme Clube da Luta: “Tudo é uma cópia da cópia da cópia”. E dessa vez tive essa sensação porque ao pensar no assunto, essa resposta me pareceu completamente insensata e absurda.

Então meu objetivo aqui é tentar esclarecer pra vocês o que eu penso sobre o assunto. (E se você tiver interesse em saber como me sinto só dar uma lida no ultimo texto, hehe).

Bom, vamos aos fatos: Me apaixonei. E aí?

602747_449940335061060_132618383_n

É verdade que paixão não é sentimento de deus e que deixa a gente meio possuído com sintomas obsessivos compulsivos. Existem até umas pesquisas científicas sobre o assunto que comprovam que, se apaixonar gera os mesmos compostos químicos no organismo que as dorgas. Ou seja, além de estar emocionalmente fodido, você se torna um viciado. É aquele belo momento da vida em que você tem certeza que o universo é um sádico e está rindo da sua cara. Lide com isso.

“Estar apaixonado implica em CORRER ATRÁS das COISAS que se quer.”

Isso me parece tão errado primeiro porque correr atrás de alguém significa que a outra pessoa também está em movimento e não está indo na sua direção. Inclusive, devo alertá-lo que se você estiver correndo atrás de alguém, é muito provável que essa pessoa esteja fugindo de você.

5379_313870532075853_1106008369_n (1)

 E  segundo porque simplesmente pessoas não são coisas. Penso que o maior perigo em se apaixonar está em transformar a pessoa em objeto de conquista. Embora você tenha essa sensação de que poderia ficar horas apenas olhando pra ela, a outra pessoa não é um objeto inanimado esperando pra ser “conquistado”. Não é algo que você possa por na estante, sabe? É um ser humano como qualquer um de nós e tem suas próprias vontades e sentimentos. Então PRA MIM, neste caso, esse negócio de correr atrás das COISAS que se quer não me parece a coisa mais inteligente pra se pensar em fazer.

“Se você realmente QUER ESSA PESSOA, corre atrás.”

Ando tão preguiçosa da vida que não tenho corrido nem atrás do carro de churros (que eu amo!). Então, por favor, muita calma nessa hora.

hqdefault

Superado o fato de que a pessoa pela qual você está apaixonado continua sendo uma pessoa e não um objeto, outra coisa que me incomoda é esse negócio de QUERER alguém. Na minha cabeça poucas coisas podem ser mais doentias que isso. Explico. Quando você quer alguém, qual o próximo passo? É ter esse alguém. O que significa anular a liberdade do outro para garantir a satisfação das suas próprias vontades. Isso é ser possessivo, é se achar dono. Querer é completamente diferente de bem-querer. Sério, parem com essa porra de pensamento de que a pessoa tem que ser SUA. Vai doer menos no fim das contas.

“UMA HORA ACONTECE”

Depois dessas tentativas de pseudo-perseguição em “correr atrás”, vocês esperam magicamente que a outra pessoa se apaixone por você? Vocês são loucos de pedra. Reciprocidade não é algo que possa ser exigido. A pessoa pode não estar interessada, ela pode ter medo de demonstrar o que sente, pode não ter uma opinião formada sobre o assunto, ou ainda, pode ter coisas melhores pra fazer naquele dia do que se apaixonar por você. É uma droga, eu sei disso. Mas meus amigos, “uma hora” pode acontecer ou não. E isso não deveria
ser fator determinante pra felicidade na vida de ninguém. Claro que a vida seria muito mais simples se fosse recíproco. Mas isso não quer dizer que a vida não possa continuar sendo maravilhosa, apesar dos pesares.

246825_2326918869043_318430841_n

“Ah então Jéssica Jedi, como você lida com tudo isso?”

Eu bebo. 🙂 (E nem vou falar que é brincadeira, porque vocês sabem que é verdade, lol).

A verdade é tão estarrecedora quanto o fato de estar apaixonada: Não sei lidar.

Fico tão angustiada quanto qualquer outra pessoa apaixonada. Sonho e imagino dias melhores como qualquer um de vocês. Já me chamaram de covarde por me recusar a “correr atrás”. Blah. De todas as intenções que possuo com estar apaixonada, a ultima delas é ter que viver correndo atrás de alguém. Eu escolho viver a minha vida na esperança que de que ela seja interessante o bastante para que a outra pessoa queira fazer parte de vez em quando. Sem pressão e sem pressa. Se vai acontecer? Não sei. O que eu sei é que deixo a outra pessoa livre pra escolher estar comigo ou não sabendo que minha felicidade não depende disso.

Mas essa sou eu e isso não é regra. Sei lá, cada um escolhe estar fodido da forma que melhor lhe convir. 🙂

996870_461715677269203_765157836_n

2 pensamentos sobre “As implicações de estar apaixonado

Deixe um comentário

