Cápsula do Tempo – Carta para o futuro

Ei amigos da rede Blog! 🙂

Hoje, dia 09 de Junho, aconteceu o encerramento das Comemorações dos 40 anos do curso de Comunicação Social da PUC Campinas… E a diretoria dos cursos do CLC (Centro de Linguagem e Comunicação) lançaram uma cápsula do tempo que será aberta daqui a 40 anos… Foi-me solicitado para que escrevesse minhas expectativas do futuro e gostaria de compartilhar essa carta com vocês. Espero que gostem! :*

Olá, “pessoa do futuro”. Meu nome é Jéssica Cristiane da S. Santos, tenho 19 anos e estou no segundo ano do curso de Relações Públicas da PUC. Quando você abrir esta “carta” já estarei com 59 anos ou talvez nem esteja mais nesse mundo.

A proposta da cápsula do tempo é muito interessante, porque de certa forma, através dela somos capazes de nos perpetuar no tempo – ao menos nossa forma atual de pensamento. Nós alunos, fomos instruídos a escrever sobre nossas expectativas do futuro – “como será o mundo daqui a 40 anos?”-, mas acho justo que você também possa imaginar como era o mundo há 40 anos. Por este motivo, antes mesmo de lhe mostrar minhas expectativas “futurísticas” irei lhe apresentar alguns pontos da minha atualidade e do cenário sociocultural em que vivo.

A começar pela febre da Internet e essa “cultura 2.0”. Confesso que isso me assusta, hoje vivemos sob a ideia de que a Internet é essencial na vida de qualquer pessoa. Eu por outro lado acho que a internet é só uma facilitadora e não deveria ser levada assim tão a sério. Meu conhecimento técnico sobre o assunto é estritamente leigo e não posso garantir que eu esteja certa a respeito disso, com certeza você terá um panorama muito mais claro que o meu sobre o assunto. Mas sempre me pergunto: Até onde isso vai chegar? E de que forma essas novas redes de relacionamento e de comunicação vão afetar a vida das pessoas?

Essa semana, o sistema da Polícia Civil da cidade de São Paulo saiu do ar, e eles ficaram impossibilitados de fazer boletins de ocorrência. Hoje, vários sistemas de serviços essenciais à população dependem da Internet para funcionarem, estamos fadados a isso, à incerteza, à vulnerabilidade. E como uma futura Relações Públicas, este cenário me preocupa.

Gostaria de listar alguns acontecimentos talvez nem tão relevantes, mas que marcaram em minha vida, por ter acompanhado a trajetória destes acontecimentos:

– Eleição do primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama

– Nosso País elege Dilma Rouseff, primeira mulher presidenta do Brasil.

– O Rei Roberto Carlos e Erasmo Carlos comemoram 70 anos de vida em 2011.

– Já faz 10 anos desde o atentado terrorista nas torres gêmeas.

– Em 2011, aconteceu uma das maiores tragédias no Japão, que deixou mais de 16 mil mortos/desaparecidos.

– Morre em 18 de Junho de 2010, José Saramago, um gênio da literatura portuguesa. Autor pelo qual possuo grande admiração.

– Ronaldo, o Fenômeno, se despede do futebol brasileiro. (Provavelmente Ronaldo estará para você, assim como Pelé está para mim. Não o vi jogar, mas conheço seu nome e sua fama no futebol brasileiro)

– Osama Bin Laden é morto pelo Exército Americano.

– Gripe Suína – vírus Influenza A H1N1 -“toma conta” do País e de grande parte do mundo, causando uma epidemia mundial.

– Supremo Tribunal Federal aprova a união estável homossexual.

– Minha geração é considerada “Geração Y”.

– Coca-cola lança a campanha: “Razões para acreditar, os bons são a maioria”.

– Em 2010e 2011 tivemos (e teremos) grandes shows internacionais de bandas excepcionais: RageAgainst The Machine no SWU, Paul Mccartney, System Of a Down, U2, Metallica, Pearl Jeam, entre outros.

Essa lista só me confirma o fato de que estamos rodeados de tragédias e acontecimentos ruins, não sendo as “coisas boas” maioria, como supõe a Coca-cola. Mas ainda temos motivos pra seguir em frente, que vai um pouco além do instinto de sobrevivência. Esperança. É o que tem permeado minha vida ao longo dos dias e acredito que da maioria das pessoas, porque sinceramente, o cenário que vejo hoje não é nada promissor. A vida humana na Terra vai mal…

Temos diversos problemas ambientais, espécies vivas que são extintas cada vez mais por ações humanas irresponsáveis, doenças incuráveis, “superbactérias”, nossos valores estão distorcidos e nosso mundo está repleto de pessoas que perderam a real essência do que é “ser humano”. Meus “heróis” estão morrendo, me deixando com um mundo cada vez pior para lidar e isso tudo é terrível. A geração “Y” está confusa diante da rápida e desenfreada atualização do mundo.

Mas ainda assim, sou feliz. Quando deixo de lado meu olhar analítico, percebo o quão boa é minha vida comparada ao que poderia ser. Acredito que ainda temos chance, e se você está lendo isso agora, talvez nossas chances tenham se multiplicado e tenhamos chegado a um patamar mais alto no nível de humanidade.

O que tenho aprendido na Universidade não têm preço. O conhecimento é algo de valor. E aqueles que oferecem seu conhecimento a outras pessoas, devem constantemente ser lembrados e homenageados. Essas pessoas não são meros professores, eu os considero como mestres. Pois apesar de tudo, têm dividido comigo e com meus colegas experiências pessoais e enriquecido nossa percepção do mundo. Provavelmente a maioria dos meus mestres já terá falecido quando essa carta for lida. Mas saiba você que eles foram imprescindíveis no amadurecimento de muitas pessoas, inclusive, a minha pessoa.

 Eu aposto que muito em breve será inserida a disciplina de “Relações Públicas nas Mídias Sociais” na grade do Curso, pelo “valor” que a Internet têm hoje no mundo. E seguindo essa linha de raciocínio, possivelmente, nossos futuros terroristas serão hackers ameaçando sistemas…

De um modo geral, a verdade é que não tenho muitas expectativas para o futuro. Só espero que ele aconteça e que seja melhor e mais humano do que os tempos em que vivo hoje. A maior expectativa que possuo é de que as pessoas sejam mais felizes, se sintam mais realizadas e encontrem mais tempo para desfrutar da vida, e passem menos tempo almejando aquilo que destrói almas: dinheiro.

Apesar de ser pessimista com a situação do mundo, é preciso acreditar, ver um pouco além do horizonte… E talvez chegar até onde você está agora, no ano de 2051. Não tenho certeza disso, mas espero estar viva quando essa cápsula for aberta. Espero poder sentir a brisa nostálgica do passado tocar meu rosto, quero reviver em minhas memórias tudo aquilo que sou agora, o frescor da juventude, a imaturidade emocional e linhas de pensamento nem tão óbvias ou sensatas. O fato é que, com meus 19 anos ainda não aprendi a viver a vida, e assumir o papel “de gente grande” que a sociedade me impõe, e espero sinceramente, que nunca aprenda com totalidade, para que meu coração nunca se conforme, nunca se acomode, nunca envelheça e que permaneça em mim, um espírito sempre jovem, universitário, uma eterna filha da PUC.

A MÁQUINA DO TEMPO 
Se a máquina do tempo nos tritura,
ao mesmo tempo cria imagens novas.
Renascemos em cada criatura
que nos traz do Infinito as boas novas.

Carlos Drummond de Andrade

Um pensamento sobre “Cápsula do Tempo – Carta para o futuro

Deixe um comentário

